banner2pages_bg

Quem Somos

Criado em 2009, o Consórcio de Promoção da Cidadania Mulheres das Gerais é uma pessoa jurídica de direito público que se constituiu, a principio, a partir da união de quatro municípios da Região Metropolitana de Minas Gerais, Belo Horizonte, Betim, Contagem e Sabará em parceria com o Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria Especial de Política para as Mulheres e uma iniciativa colaborativa da Universidade British Columbia (UBC) do Canadá. O propósito era a construção de alternativas que transcedessem e viabilizassem programas sustentáveis de promoção de equidade de gênero nos municípios. Em 2013 aderiram ao Consórcio os municípios de Itabira, Lagoa Santa, Nova Lima e Ribeirão das Neves.

A finalidade desta autarquia é fomentar, planejar e executar Políticas Públicas no âmbito Regional com vistas a promover o empoderamento e a cidadania das mulheres e enfrentar o fenômeno da violência de gênero.

Nossa Missão

Planejar, fomentar e implementar ações e programas consorciados e compartilhados, de caráter emancipatório e inclusivo, respeitando as diversidades e interesses afins dos municípios consorciados, de forma colaborativa e sustentável, para a prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres.

Nossa Visão

Uma sociedade consciente da equidade de gênero e livre de todas as formas de violência contra a mulher.

Nossos Princípios

  1. Reconhecer a igualdade de direitos entre os diferentes;
  2. Garantir transparência e responsabilidade na prestação de contas e reconhecer a corresponsabilidade dos municípios consorciados;
  3. Respeitar as especificidades e autonomia dos consorciados;
  4. Reconhecer as leis e convenções existentes na perspectiva de gênero e direitos universais;
  5. Garantir a sustentabilidade do consórcio por meio do monitoramento contínuo;
  6. Fomentar esforços coordenados na busca da solução regional em relação ao objeto do consórcio;
  7. Incorporar processos decisórios bem informados e abertos.