Portal Mulheres das Gerais

Independência financeira motiva 40% das mulheres a empreenderem, diz Serasa Experian

Pesquisa também mostrou que segundo motivo apontado pelas mulheres para começar um negócio é a flexibilidade de tempo. Quatro em cada dez mulheres brasileiras (40%) apontam a independência financeira como principal motivo para começar a empreender, revelou a pesquisa feita pela Serasa Experian e divulgada nesta segunda-feira (9).

O segundo motivo apontado pelas mulheres para começar um negócio é a flexibilidade de tempo (29%), seguido por fazer o que acredita (24%), ter renda complementar (21%) e ganhar mais (20%). A pesquisa também mostrou que 55% das mulheres já conquistaram a independência financeira e que mais da metade (57%) têm sua renda total proveniente do próprio negócio.

A pesquisa ouviu 446 empreendedoras brasileiras em janeiro e fevereiro. Foram entrevistadas sócias ou donas de micro, pequenas e médias empresas, empreendedoras individuais ou autônomas, trabalhadoras informais e profissionais liberais que trabalham por conta própria.


Desafios

Entre os desafios que a mulher encontra ao ter seu próprio negócio, estão o preconceito de fornecedores, parceiros e clientes e a dupla jornada de trabalho. As mulheres também dizem ter a sensação de receberem menos oportunidades que os homens no mercado de trabalho.

“As mulheres encontram no empreendedorismo uma forma de empoderamento, e estar à frente de cargos de liderança é um passo importante para a diminuição da desigualdade. No entanto, sabemos que se manter em um mercado competitivo e desafiador exige planejamento, tempo e recursos financeiros. Por isso, é fundamental que cada vez mais mulheres tenham a oportunidade de se preparar para ocuparem esses lugares”, disse Cleber Genero, vice-presidente de PME da Serasa Experian.


Deixe um comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Nome*
Email*
  • Rog em 27 de jul de 2022 as 14:08

    Muito Interessante!

  • sandra aagesen em 08 de set de 2023 as 16:11

    Olá. Trabalho com Educação Financeira para crianças e gostaria de presentear alguma(s) empresa(s) com mães (funcionárias ou empreendedoras), com palestras do meu personagem @porquinhogordo (no instagram será possível conhecer melhor o meu trabalho). As palestras duram no máximo 1 hora e são motivacionais para que a familia comece a organizar-se financeiramente com metas individuais e familiares. Com isso as mães, além de ganharem um direcionamento para suas finanças pessoais, saem com instrumentos para ensinar sobre dinheiro para os filhos através de brincadeiras, historias e muito afeto. Trata-se de um oferecimento de doação do meu tempo e trabalho, para palestras. Tenho disponibilidade para estar na cidade para comemorar o mês da crianças (em especial entre os dias 15 e 21 de outubro de 2023). Caso alguma empresa queira patrocinar o evento, poderá oferecer para as mães meus livros de Educação Financeira Infantil (são 3 títulos já lançados, que eu poderei enviar antecipadamente, caso haja interesse). Em troca peço apenas a organização de horários e grupos de mães, e ajuda de custo para o voo de ida e volta além de acomodação na cidade, pois sou de São Paulo. Sou advogada com experiência em finanças pessoas (desde organização financeira até investimentos). Agradeço a análise da minha proposta e aguardo um contato para conversarmos a respeito. Obrigada. Sandra

Sede

Rua Maria Lúcia Garcia, 152
São Marcos • Belo Horizonte • Minas Gerais
CEP 31.910390 • BRASIL
Tel. +55 31 34842387

© Portal Mulheres das Gerais. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Habeas Data