Portal Mulheres das Gerais

Programas e Projetos

Tendo em vista viabilizar programas sustentáveis de promoção à equidade de gênero nos municípios, por meio de ações de empoderamento e desenvolvimento da cidadania das mulheres e o enfrentamento a violência contra as mulheres, nossas ações estão baseadas em:

  1. Planejar, fomentar e implementar a gestão associada e o compartilhamento dos equipamentos públicos de proteção às mulheres em situação de violência de gênero que não apresentam outra forma de proteção;
  2. Planejar, fomentar e implementar ações cooperadas e coordenadas para a prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher;
  3. Planejar e fomentar e implementar ações cooperadas e coordenadas para combater todas as formas de discriminação contra as mulheres;
  4. Promover a educação, formação e capacitação na perspectiva de gênero nas diversa esferas públicas e privadas;
  5. Promover a capacitação técnica do pessoal dos serviços voltados à prevenção e ao combate da violência contra as mulheres nos entes consorciados;

NOME DO PROGRAMA: Apoio aos Centros de Referência

OBJETIVO: Dar suporte aos Centros de Referência no que tange a perspectiva de oferecimento de alimentação, passagens e materiais de higiene pessoal às usuárias do serviço.

NOME DO PROGRAMA: Sempre Vivas

OBJETIVO: Acolher temporariamente mulheres e seus filhos menores de 16 anos que se encontram em situação de violência de gênero com risco iminente de morte.




Sobre a Sempre Vivas

A Sempre Vivas é um dos projetos mantidos pelo Consórcio de Promoção da Cidadania Mulheres das Gerais cujo objetivo é acolher temporariamente mulheres em situação de violência de gênero com risco iminente de morte.

Este acolhimento é feito geralmente no momento em que a mulher e também seus filhos estão vivenciando situações de extremo risco decorrentes da vivencia de uma relação conjugal perpassada por violência física, psicológica, sexual e patrimonial. Como conseqüência, emergem nesta mulher sentimentos de medo, pavor, desconfiança, baixa auto-estima e descrença na possibilidade de construção de uma forma diferente de viver. Ao chegar a Sempre Vivas a mulher terá a oportunidade, por meio da participação em oficinas, da realização do acompanhamento psicossocial, que prima pelo desenvolvimento autonomia e do empoderamento, e da convivência com outras mulheres experimentar vivencias, sensações e sentimentos diferentes daqueles sentidos diante da violência. Trata-se então, de um lugar cuja proposta está para além de oferecer teto e proteção, mas uma casa acolhedora, que a partir do sofrimento vivido, busca estimular e construir com as mulheres maneiras efetivas de viver uma vida sem violência.

NOME DO PROGRAMA: Gestão do Consórcio Mulheres das Gerais

OBJETIVO: Garantir a sustentabilidade da autarquia com vistas ao desenvolvimento das Políticas Públicas de Enfrentamento à violência contra a mulher nos municípios partícipes do Consórcio.

NOME DO PROGRAMA: Formação e Supervisão Pedagógica

OBJETIVO: Oferecer às equipes técnicas dos municípios partícipes do Consórcio e da Sempre Vivas oportunidades de formação com vistas a uma melhor qualidade no desenvolvimento do seu trabalho. Bem como supervisão sistemáticas para os Centros de Referências e para a Sempre Vivas.

Sede

Rua Maria Lúcia Garcia, 152
São Marcos • Belo Horizonte • Minas Gerais
CEP 31.910390 • BRASIL
Tel. +55 31 34842387

© Portal Mulheres das Gerais. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Habeas Data